RSS
email

Disco da Semana

Disco da semana atrasado um dia novamente, mas o que importa é que tá aqui!

Hoje vamos de Yes na fase chamada de Yes West, que muitos consideram a fase Pop, alguns falam que o Yes traiu os fãs nessa época, outros dizem que é a pior fase do Yes e outros consideram a melhor época da banda e ainda existem os que gostam de ambos os períodos, que é o meu caso.

Vamos saber mais um pouco dessa história durante os comentários sobre o álbum!


90125 - Yes

Esse espetácular álbum, na verdade não era pra ser do Yes e sim um projeto chamado Cinema, dos antigos integrantes da banda, Alan White (baterista) e Chris Squire (baixista), junto do guitarrista Trevor Rabin (do Rabbit) O primeiro tecladista do Yes, Tony Kaye, foi chamado de volta para participar, já que Squire acreditava que a técnica mais direta de Kaye iria cair bem para a banda. O guitarrista Trevor Rabin e seu direcionamento pop deu à maioria das músicas do álbum um apelo comercial, principalmente "Owner Of A Lonely Heart" que se tornou destaque na "era MTV", mas ainda assim, trazia alguns aspéctos do estilo original do Yes - em especial, as harmonias vocais. Originalmente os vocais ficariam por conta de Rabin e Squire, mas no começo de 1983, Chris Squire tocou para Jon Anderson algumas das músicas do Cinema em uma festa em Los Angeles. Impressionado por músicas como "Leave It", Anderson aceitou o convite de Squire de cantar nesse novo projeto, resultando numa reformulação "acidental" do Yes. A denominação dessa fase da banda, "Yes West" ("Yes do Oeste"), surgiu devido à residência da banda em Los Angeles e sua nova sonoridade, tipíca de bandas pop americanas. Essa versão do Yes também é chamada de "Generators", originado do nome do segundo disco dessa formação, Big Generator, que também merece grande destaque na carreira da banda, principalmente por músicas como "Shoot High Aim Low", "Rhythm Of Love" e a própria "Big Generator". A nova sonoridade desagradou muitos fãs, por abrir mão de suas caracteristícas originais para se valer de músicas próprias para se tocarem em rádios. No entanto, deve ser notado que muitos fãs do Yes gostam dos dois períodos.

O primeiro disco da banda desde a reunião, 90125, apresentou uma mudança radical em relação a seu som original. Era mais visceral, com efeitos eletrônicos modernos. 90125 foi o disco do Yes mais bem-sucedido, eventualmente vendendo mais de seis milhões de cópias e assegurando um longo tempo de durabilidade para o Yes, com uma turnê que durou mais de um ano. A música "Owner of a Lonely Heart" foi um sucesso em várias paradas, inclusive no Brasil, onde até hoje é talvez a música mais famosa da banda. Yes também obteve sucesso com "Leave It" e "It Can Happen", e ganhou um Grammy por Melhor Instrumental de Rock com a música"Cinema", uma jam-session curta e complexa, sugerindo que o grupo não abandonou por completo sua musicalidade em troca de sucesso comercial, como alguns fãs alegam. O álbum de sucesso também gerou um vídeo (9012Live) e um disco ao vivo (9012Live: The Solos) que incluia peças solo de Anderson, Rabin, Squire e Kaye, além de uma jam entre Squire e White.

Após essa longa hitória, que não termina aqui, segue o tracklist e informações sobre o álbum...

1.Owner of a Lonely Heart (4:29)
2.Hold On (5:16)
3.It Can Happen (5:29)
4.Changes (6:20)
5.Cinema (2:08)
6.Leave It (4:14)
7.Our Song (4:18)
8.City of Love (4:51)
9.Hearts (7:39)


Ficha Técnica

Lançado em: November 14, 1983
Gravado em: Early - August 1983
Gênero: Pop Rock/Art Rock
Duração: 44:49
Label: Atco
Produzido por: Trevor Horn

Jon Anderson - Vocals
Chris Squire - Bass guitars, vocals
Trevor Rabin - Guitars, Keyboards, vocals
Tony Kaye - Keyboards
Alan White - Drums, percussion, vocals


E aqui deixo outra dica, que é o segundo disco da fase "West" do Yes, o Big Generator, que segue a mesma linhagem do 90125, mas com o som mais fiel ao som original do Yes que seu predecessor. Pretendo em breve colocar uma análise sobre esse álbum (Big Generator) quem sabe ele não possa ser o disco da semana que vem!

Bookmark and Share

0 comentários: