RSS
email

Disco da Semana

Bem semana passada não tivemos disco da semana...
Mas essa semana tem um disco que na minha opinião vale por dois!
É um prato cheio pra quem Metal Progressivo Instrumental e Jazz Fusion!


Liquid Tension Experiment 1 - Liquid Tension Experiment

É o primeiro disco gravado pelo grupo Liquid Tension Experiment, projeto paralelo, iniciado em 1998, dos integrantes da banda Dream Theater com Mike Portnoy na bateria, John Petrucci na guitarra, Jordan Rudess (que na época da formação ainda não fazia parte do Dream Theater) no teclado e com a participação de Tony Levin no baixo (membro do King Crimson e músico de estúdio de Peter Gabriel e John Lennon, entre outros). Precursor do projeto, Mike Portnoy resolveu convidar músicos com grandes habilidades para compor o grupo. Escolheu Tony Levin por conhecer seus inúmeros trabalhos e Jordan Rudess por ser, como Portnoy mesmo disse, "um dos maiores talentos que conheci". Faltava um guitarrista... a esposa de Mike sugeriu que chamasse John Petrucci, uma vez que era um grande amigo e já tocavam juntos há anos. Com músicos de altíssima qualidade, estava montado Liquid Tension Experiment. Foram lançados dois álbuns nesse projeto, o Liquid Tension Experiment 1 e o Liquid Tension Experiment 2 (que também é um ótimo álbum).

Fizeram alguns concertos ao vivo em Nova Iorque, Filadélfia e Los Angeles.

Mike Portnoy em diversas entrevistas divulgou que não pretendem lançar um novo álbum, pois não faria sentido continuar com um projeto quando a maior parte dos integrantes são integrantes do Dream Theater. Entretanto, em comemoração aos dez anos do grupo em 2008, a banda se reunirá para alguns concertos.

Algumas notas:

●A música "State of Grace" também aparece no disco An Evening with John Petrucci and Jordan Rudess
●Partes das músicas "Paradigm Shift" e "Universal Mind" podem ser encontradas na música "Instrumedley" do CD/DVD Live at Budokan do Dream Theater
●"Three Minute Warning" é uma referência às sessões de gravação onde Levin quis improvisar em oposição à Petrucci e Portnoy, que queriam escrever as músicas. Levin disse aos outros que, se a jam não começasse em três minutos, ele iria para casa. A gravação foi tão inesperada que a fita de gravação terminou após cerca de 27 minutos de jam, mas felizmente o gravador DAT de Portnoy gravou bem até o final. A contracapa do CD diz: "CUIDADO:" Three Minute Warning "não é para quem tem o coração-musicalmente fraco, impacientes, ou os críticos de extrema auto-indulgência. Se você se encontra em alguma dessas categorias, por favor, dê stop em seu CD player após faixa 8."
●"Chris e Kevin's Excellent Adventure" não é uma referência aos dois anteriores membros do Dream Theater, Kevin Moore e Chris Collins. Essa faixa foi chamada assim por causa de um fotógrafo que durante uma sessão fotos promocionais chamava Tony Levin e Mike Portnoy de "Chris" e "Kevin", mesmo depois de ser corrigido diversas vezes. Os dois decidiram usar os nomes para o jam track de dois minutos e meio. É também uma referência ao filme 1991, Bill e Ted's Excellent Adventure.
●O álbum foi escrito e gravado em uma semana de sessões em estúdio.

Segue abaixo o tracklist:

1.Paradigm Shift (8:54)
2.Osmosis (3:26)
3.Kindred Spirits (6:29)
4.The Stretch (2:00)
5.Freedom of Speech (9:19)
6.Chris and Kevin's Excellent Adventure (2:21)
7.State of Grace (5:01)
8.Universal Mind (7:53)
9.Three Minute Warning (Part 1) (8:20)
10.Three Minute Warning (Part 2) (4:02)
11.Three Minute Warning (Part 3) (5:18)
12.Three Minute Warning (Part 4) (4:20)
13.Three Minute Warning (Part 5) (6:31)

Ficha Técnica:
Lançado em: Março 10, 1998
Gravado em: September 20 to September 25, 1997
Gênero: Progressive Metal/Instrumental Rock/Metal Fusion
Duração: 74:04
Label: Magna Carta
Produzido por: Liquid Tension Experiment

Mike Portnoy - Drums and Percussion
John Petrucci - Guitars
Jordan Rudess - Keyboards
Tony Levin - Chapman Stick and Bass Guitar


Bookmark and Share

0 comentários: